Parque Burle Marx
O mais lindo parque público do Brasil
O Parque Burle Marx de São José dos Campos tem sua história ligada à Tecelagem Parahyba, a primeira indústria têxtil da cidade, fundada em 1927. Em 1980, com o acúmulo de dívidas da empresa, a área foi cedida ao município e transformada em parque municipal em 1996, sob o nome de Parque da Cidade. Em 2001, foi renomeado como Parque Roberto Burle Marx em homenagem ao paisagista, que projetou os jardins que compõem o local, integrado à Residência Olivo Gomes, obra do arquiteto Rino Levi.
História do Parque:
-
Origem na Tecelagem Parahyba: A história do parque começa em 1927, com a fundação da Tecelagem Parahyba, atraída pelos incentivos fiscais da fase de industrialização de São José dos Campos.
-
Dificuldades e Criação do Parque: Com as dificuldades financeiras da tecelagem no início dos anos 1980, a área foi cedida à prefeitura, que a transformou em parque municipal em 1996.
-
Homenagem a Roberto Burle Marx: O nome do parque, em 2001, homenageia o renomado paisagista Roberto Burle Marx, autor dos jardins que embelezam a antiga propriedade da família Gomes.
-
Reconhecimento do Patrimônio: O parque, incluindo a Residência Olivo Gomes, é considerado patrimônio histórico e paisagístico em três níveis (municipal, estadual e federal), com o tombamento municipal pela Comphac em 2013.
Características
-
Paisagismo Modernista: O parque é um importante exemplo da arquitetura moderna brasileira, com jardins de autoria de Roberto Burle Marx, conhecido por sua utilização de espécies nativas e exóticas.
-
Área Verde e Diversidade: O parque oferece um vasto espaço verde com lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas, e uma rica diversidade de fauna e flora.
-
Lazer e Cultura: Além de um espaço para contato com a natureza, o parque proporciona atividades de lazer, exercícios físicos, eventos culturais e educação ambiental.